As 5 maiores dicas de ouro para um marketing de conteúdo eficiente

By | novembro 19, 2017

O marketing de conteúdo é considerado, atualmente, a moeda mais valiosa dentro do ramo de marketing digital. É um jeito diferente de prospectar, conquistar e fidelizar o consumidor. Para ser eficaz, no entanto, é preciso dominar as técnicas existentes.

No artigo de hoje nós vamos lhe dar algumas dicas valiosas a respeito do marketing de conteúdo e também faremos uma breve descrição da definição deste termo tão comum nos dias de hoje.

 

O que é marketing de conteúdo?

Marketing de conteúdo é considerado a bola da vez do mundo do marketing. Nos dias atuais melhor do que oferecer um produto diretamente ao consumidor é conquistá-lo, auxiliá-lo em seu processo de busca por algo que esteja precisando e, desta forma, conquistar este cliente.

A ideia principal do marketing de conteúdo é atrair o consumidor de forma espontânea e, claro, eficaz. Por isso, é feita uma orientação do cliente desde a sua mais simples indagação até a decisão pela aquisição de um bem ou serviço.

O marketing de conteúdo pode ser feito através de várias ferramentas, dentre as quais podemos destacar as mais utilizadas que são:

  • Blogs
  • Redes sociais
  • Canais de transmissão de vídeos como o Youtube
  • Email

 

5 dicas de ouro para fazer um marketing de conteúdo eficiente

Não pense que, para fazer marketing de conteúdo, basta criar um blog e sair escrevendo qualquer coisa. Existem algumas dicas básicas que devem ser seguidas para o sucesso desta estratégia:

  1. Conheça o seu público e o que ele deseja

Através de uma pesquisa de palavra chave no Google você consegue definir o que o seu público está procurando. A partir daí é hora de produzir conteúdo que resolva o problema dele.

Além disso, é preciso fazer a segmentação do seu público para não fazer disparos aleatórios, sem saber se está atingindo ou não as pessoas que você deseja como clientes.

  1. Crie conteúdo relevante

Conteúdo relevante é aquele que oferece informações valiosas para quem está lendo. Se alguém faz uma pesquisa no Google sobre determinada palavra chave e chega até ao seu blog, o ideal é que esta pessoa saia de lá satisfeita.

Uma dica é oferecer bons materiais, ricos em informação e que agreguem valor como ebooks, webinars, infográficos ou blog posts mesmo. São conteúdos que podem ficar com o leitor e fortalecerão o vínculo dele com sua marca.

 

  1. Capriche nas técnicas de SEO

É a melhor maneira de ser encontrado dentre os muitos resultados que aparecem no Google quando alguém pesquisa uma palavra chave. Estas técnicas melhoram o ranqueamento da página. Algumas dicas são:

Usar palavras chaves em locais específicos como título, primeiro subtítulo, primeiro e último parágrafo. Usar links internos ou externos, evitar textos muito curtos e organizar os subtítulos em heading tags.

  1. Construa um funil de vendas

O funil de vendas é uma espécie de preparação que é feita com o consumidor desde o momento em que ele tem uma dúvida simples sobre algo que deseja adquirir. Neste momento ele está na fase inicial, no topo do funil.

O objetivo é fazê-lo chegar ao fundo que é quando ele se torna, de fato, um cliente. Todo este processo desde o topo até a base deve ser orientado através de conteúdos direcionados para cada fase. O email marketing é a melhor forma de fazer isso.

  1. Não venda o produto, mas a solução

Este é o grande segredo do marketing de conteúdo. Nele, você não deve vender o produto em si, suas características, dados técnicos etc. O que deve ser apresentado é o que este produto pode fazer pela pessoa.

Isso não quer dizer que o seu público irá adquirir de imediato o seu produto. Mas, fará com que você crie um vínculo com ele. É o primeiro passo para ganhar confiança, autoridade e referência no que oferece.

 

O marketing de conteúdo já ganhou o seu espaço como uma estratégia mais do que eficiente para atrair e conquistar consumidores através da adesão espontânea deles. Isso porque o foco deste tipo de marketing é o público, é a satisfação do consumidor. Portanto, é uma estratégia que tem dado muito certo porque cumpre o que promete.